quarta-feira, janeiro 25, 2006

Pink Floyd - Animals (1977)


Apesar do Pink Floyd não ser uma das minhas bandas prediletas, este álbum - de 1977, décimo na discografia da banda, lançado imediatamente após dois álbuns considerados obras-primas da banda, Dark Side of The Moon, de 1973 e Wish You Were Here, de 1975, e antes do aclamado The Wall, de 1979, - sempre me impressionou, desde a primeira vez que o ouvi, nos anos 80, ainda adolescente. À primeira audição já fui capturado pela atmosfera sombria e desolada de todas as canções (5 na verdade), bem diferente do ambiente quase doce que envolvia o disco anterior, excelente por sinal. Animals é um trabalho amargo. As canções, com nomes de animais, dissecam, sem lapidar, a vida do ser humano, sua va(l)idade, suas angústias. É, de toda a história da banda, o álbum que mais me instiga, mais me incomoda, mais me fascina. Mais, inclusive, do que o trabalho de estréia da banda, The Piper At Gates of Dawn, de1967, ainda sob a influência genial de Syd Barrett. Se você não conhece, ou conhece pouco o Floyd, Animals não é para você. É um trabalho difícil, hermético, concebido a partir da cabeça conturbada de Roger Waters, e exceutado com brilhantismo pelo guitarrista David Gilmour. O teclado de Richard Wright tem papel secundário desta vez. É um Pink Floyd atípico. Com guitarras falando mais alto que teclados, Animals tem muito mais elementos melódicos do blues do que do rock progressivo, no qual a importância do Floyd é inegável. O álbum começa com a parte 1 de Pigs On The Wings, apenas voz e violões, "zig zag our way through the boredom and pain", com pouco mais de 1 minuto, que serve como overture para magnífica Dogs, com 17 minutos de puro rock'n'roll, de um niilismo assustador, com guitarras e efeitos perturbadores e que termina, inspirada provavelmente em Howl de Allen Ginsberg perguntando: "Who was born in a house full of pain / Who was trained not to spit in the fan / Who was told what to do by the man / Who was broken by trained personel / Who was fitted with colar and chain / Who was given a pat on the back / Who was breaking away from the pack / Who was only a stranger at home / Who was ground down in the end / Who was found dead on the phone / Who was dragged down by the stone", assim mesmo, sem pontos de interrogação, como em Gertrude Stein. Depois de ouvir Dogs, já nocauteados, ainda somos atropelados pela ira de Pigs (Three Different Ones) e pela iconoclastia de Sheep: "The Lord is my shepherd, I shall not want / He makes me down to lie / Through pastures green he leadeth me the silent waters by / With bright knives he releaseth my soul / He maketh me to hang on hooks in high places / He converteth me to lamb cutlets / For lo, he hath great power, and great hunger / When cometh the day we lowly ones (...) Bleating and babbling I fell on his neck with a scream / Wave upon wave of demented avengers / March cheerfully out of obscurity into the dream". O álbum é encerrado com a parte 2 de Pigs On The Wing, um complemento abrandado à parte 1. Eu tenho este álbum há 22 anos e o ouço periodicamente, para lembrar que o bom rock'n'roll não tem regras, não tem rótulos, pode fazer dançar, pode fazer pensar mas, acima de tudo, é música de primeira que precisa assustar, atordoar, despertar desejo e fúria, calor e medo, fazer você gastar seus últimos trocados, ou seus milhões, apenas pelo prazer de ouvi-la. E, falando em prazer, este disco é um orgasmo intenso, e dói.

12 Comments:

Blogger douglas D. said...

cara, este disco do pink floyd é mesmo medular. é um grito de raiva, de melancolia e dor. suave também o é. violões, vozes, grunhidos, guitaras e outros ruídos tecidos um a um, com excelência e sensibilidade. roger waters e ecos do barrett - mesmo que distantes(pra mim, os ecos do barrett sempre provocam obras-primas no waters)
bom teres gostado do amores fúnebres, pois decidi reanimá-lo. tenho outro blog, mais escondido...eu, espantalho. no meu perfil tem o link. aparece por lá.

espero ter tempo e tesão pra postar no destripando sons.gosto de ler e escrever sobre rock e blues...

5:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Brother, este disco já me fez chorar muito. Isso há uns dez anos atrás, ele é demais!
Celso, já li,reli e estou trelendo seu livro, bicho gostei pacas. E os poemas do Eli Celso também, vocês dos são muito bons poetas!!!Abraço. Cão. Araxá/MG.

10:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quando o Pink Floyd tocou no Live Aid eu chorei. Os caras foram a banda que mais vendeu disco depois deste show. Este disco em questão é um dos que mais gosto.

8:16 PM  
Blogger Theo G. Alves said...

adoro esse disco. adoro profundamente. este é da minha dsicoteca báscia.

grande abraço!

6:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pigs é talvez um dos mais subestimados trabalhos floydianos. Eu até o acho melhor que o Wish you where here e o The wall, não sei como ganhou um grande reconhecimento... Tenso e belo.

Ah: um erro - o tecladista se chama Richard Wright ;)

Saudações

1:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Animals é sem dúvida um dos melhores e relegados.
Seus RoIOs de 77 são históricos.

4:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Foi o primeiro disco do Pink Floyd que eu ouvi. Uma prima sabendo que eu gostava de Rock (na época era Nirvana, Metálica, etc., eu devia ter uns 14 anos, em 1994) me deu esse CD de aniversário. Quando ouvi pela primeira vez não gostei tanto, não era bem o estilo que eu conhecia e gostava. O resultado dessa brincadeira é que hoje é sem dúvida o som que eu mais curto. Ouvi e ainda ouço muito esse CD, amo-o verdadeiramente, influenciou minha vida, nossa, é difícil até descrever. É fantástico. Terminei agora a pouco de preparar os lyrics para meu mp3 players (letra traduzida pra ser exibida no LCD enquanto a música toca). É imprecionante essa coisa, se passaram quase 10 anos de quando ganhei esse CD e estou aqui adorando-o cada vez mais ehehe. E o legal é que eu sempre curti o som mas sem fazer mta idéia do que se tratava, na minha cabeça (talvez em função da capa), eu achava que erra algo relacionado com poluição, alguma crítica nesse sentido. Recentemente (à algumas semanas apenas), é que busquei traduções e pude entender o que diziam. Foi como recomeçar tudo de novo. Foi tipo um choque.. pensei: "nossa.. era isso que eles diziam?".. Foi fantástica a sensação de entender o que diziam depois de 10 anos ouvindo o disco regularmente. Iria até parecer forçado descrever aqui todas as sensações/emoções que já tive ouvindo esse som, mas uma palavra basta: Fantástico. É mto foda esse som.. loco pra caramba.. a letra mais foda ainda.. foda foda foda..

"Ei você, Casa Branca"... eheh

"Homem Gordo, Homem Porco.. ha ha que charada você é" (ou "advinhe o que você é")

Foda.. foda.. foda.. foda.. QUE SOM. As guitas.. a batera.. a voz e o a forma como é colocada.. o TOM.. as vezes irônico e etc

Tesão d+

Obs: Fantástico seu post Celso. Incrível como tudo bate com minhas percepções também. Não tinha tido antes contato com outras pessoas que também se fascinaram com esse som. Legal saber que mais pessoas foram tocadas por essa maravilha.

5:16 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pink Floyd
Animals (tradução)
Composição: Desconhecido

OS PORCOS VOANDO (PARTE 1)

Se você não se importasse com o que aconteceu comigo,
E se eu não me importasse com você
Nós iríamos fazer zig zag em nosso caminho
Através do tédio e da dor
Ocasionalmente espiando a chuva
Desejando saber qual dos vagabundos culpar
E observando os porcos voarem.

CÃES

Você precisa ser louco, você precisa ter um motivo de verdade
Você precisa dormir sobre seus dedos do pé
E quando você estiver na rua
Você precisa ser capaz de distinguir a carne fácil
Com seus olhos fechados
E depois se movendo silenciosamente
Contra o vento e escondido
Você precisa bater
No momento certo e sem pensar.

E depois de um tempo, você pode trabalhar em pontos da moda
Como o clube da gravata, e o clube “firme aperto de mão”
Um certo olhar fixo nos olhos, e um sorriso fácil
Você tem que passar confiança para as pessoas que você mente
Para que quando elas virarem as costas para você
Você tenha a chance de esfaqueá-las.

Você tem que manter um olho sempre aberto
Você sabe que isto está ficando cada vez mais difícil, difícil
Conforme você envelhece
E no fim você arrumará as malas, e voará em direção ao sul
Esconderá sua cabeça na areia
Apenas outro triste e velho homem
Sozinho e morrendo de câncer.

E quando você perder o controle,
Você irá colher o que tem plantado
E á medida que o medo cresce,
O sangue ruim pára de correr e endurece
E é tarde demais para soltar o peso
Você costumava jogá-lo por aí
Então se afogue, enquanto você afunda sozinho
Arrastado para baixo pela pedra.

Tenho que admitir que estou um pouco confuso
Às vezes me parece que eu estou sendo usado
Preciso ficar acordado,
Preciso tentar e sacudir esse mal-estar rastejante
Se não estou pisando em meu próprio chão,
Como posso encontrar a saída deste labirinto?

Surdo, mudo e cego, você apenas continua fingindo
Que todo mundo é dispensável
E ninguém teve um amigo de verdade
E parece que para você
A solução seria isolar o vencedor
E você acredita de coração, que todo mundo é um assassino.

Quem nasceu numa casa cheia de dor?
Quem foi educado a não cuspir no ventilador?
Quem foi que disse o que devemos fazer pelo homem?
Quem foi à falência através de pessoal treinado?
Quem estava usando colarinhos e correntes?
Quem cedeu um assento no banco das testemunhas?
Quem estava fugindo do público?
Quem estava sozinho em casa com um estranho?
Quem foi triturado no final?
Quem foi encontrado morto ao telefone?
Quem foi puxado para baixo pelas pedras?

PORCOS (TRÊS TIPOS DIFERENTES)

Um grande homem, ou um porco, adivinhe o que você é
Você uma próspera roda gigante, adivinhe o que você é
E quando sua mão está sobre o seu coração
Você está perto de soltar um bom sorriso
Quase um brincalhão
Com sua cabeça deitada no chiqueiro
Dizendo "continue cavando”
A mancha de porco em seu queixo gordo
O que você espera encontrar
Quando você está no chiqueiro?
Você está bem perto de dar um sorriso
Você está bem perto de dar um sorriso
Porém você solta um grito.

Um ponto de ônibus ou uma pessoa chata, ha ha,
Adivinhe o que você é
Você uma megera toda fodida, ha ha,
Adivinhe o que você é
Você emite flechas de vidro quebrado
Você está bem perto de soltar um bom sorriso
Quase que vale a pena dar um sorriso ligeiro
Você gosta de sentir o aço
Você é um troço quente com uma cartola
E se diverte com um revólver
Você está bem perto de dar um sorriso
Você está bem perto de dar um sorriso
Porém você dá um grito.

Ei você casa branca, ha ha
Adivinhe o que você é,
Grande ratazana orgulhosa da cidade
Adivinhe o que você é
Você está tentando manter seus sentimentos afastados da rua
Você é quase que um verdadeiro prazer
Os lábios encostadinhos e as pernas frias
E você se sente ofendida?

Você precisa deter a maré diabólica
E manter tudo isso aqui dentro
Mary você é quase um prazer
Mary você é quase um prazer
Mas você é um lamento.

OVELHA

Inocentemente passando seu tempo no pasto
Vagamente atento a um certo desconforto no ar
É melhor você tomar cuidado
Pode haver cães por perto
Eu examinei o (rio) Jordão e vi
Que as coisas não são o que parecem ser.

O que você pretende fazer quando o perigo não for verdadeiro?
Submisso e obediente você segue o líder
Descendo os corredores em direção ao vale do aço
Oh que surpresa!
Um olhar de choque terminal em seus olhos
Agora realmente as coisas são o que parecem ser
Não, este não é nenhum pesadelo.

O senhor é meu pastor, e nada me faltará
Deitar me faz
Por verdes pastos
Guia-me mansamente á águas tranqüilas
Com uma faca afiada, ele liberta minha alma
Ele me faz pendurar em lugares altos
Ele me converte a costeletas de carneiro.**

Vejam só! ele tem grande poder e imensa fome
Quando chegar o dia, nós pessoas humildes
Através da reflexão silenciosa e grande dedicação
Mestre da arte do caratê
Olhem! nós surgiremos
E então faremos com que os olhos do sodomita lacrimejem.

Xingando e espumando, eu caí no pescoço dele com um berro
Ondas sob ondas do vingador insano
Marchei alegremente fora da obscuridade dentro de um sonho.

Você tem escutado os noticiários?
Os cães estão mortos!
É melhor você ficar em casa
E fazer como lhe disseram
Saia da estrada se você quer envelhecer

OS PORCOS VOANDO (PARTE 2)

Você sabe que eu me importo com o que acontece com você
E eu sei que você se importa comigo
Por isso eu não me sinto sozinho
Com o mundo nas minhas costas
Agora que encontrei um lugar seguro
Para enterrar meu osso
E qualquer tolo sabe que um cachorro precisa de um lar

5:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

Correção, na parte que fala da casa branca é "você está tentando manter NOSSOS sentimentos afastados da rua".. e não "seus sentimentos".

E a outra correção: Não tem interrogações no final da DOGS (no álbum não tem interrogação)..

Obs: Deve ter outros erros também.

Fui

5:30 AM  
Blogger Pablito Barros said...

Graças ao texto, vou tentar ouvir PF de novo. Sabe como é, andei renegando minha adolescência...

10:30 AM  
Blogger Rodrigo said...

Valew pelo post. Após ter pegado emprestado um DVD chamado In The Flash, comecei a gostar mais de Pink Floyd e a conhecer mais músicas. Agora além desta ter a melhor versão de várias músicas em que Roger Waters é insubstituível, assim como em algumas Gilmour é, fiz o download de Animals, em DVD-A em MLP 5.1, 24 bits, 96000 Hertz. Impressionante a qualidade, melhor que qualquer álbum atual.
Mas a execução ao vivo do Roger Waters in the flas ainda é a melhor.

1:21 AM  
Blogger Rodrigo said...

Valew pelo post. Após ter pegado emprestado um DVD chamado In The Flash, comecei a gostar mais de Pink Floyd e a conhecer mais músicas. Agora além desta ter a melhor versão de várias músicas em que Roger Waters é insubstituível, assim como em algumas Gilmour é, fiz o download de Animals, em DVD-A em MLP 5.1, 24 bits, 96000 Hertz. Impressionante a qualidade, melhor que qualquer álbum atual.
Mas a execução ao vivo do Roger Waters in the flas ainda é a melhor.
E o solo de teclado na música de 17 minutos?
Fica essa pergunta.

1:22 AM  

Postar um comentário

<< Home